02/10/2011

O amor não tem regras

“Não transe no primeiro encontro que o cara some”. “Não demonstre que está a fim, não se declare que ele cai fora”. “Seja difícil, homem gosta de mulher assim”. “Se você tivesse demonstrado que estava a fim, ele teria vindo atrás”. “Quando o cara está a fim, ele liga”. “Não fique no pé, homem não gosta de mulher pegajosa”. É tanto conselho que até confunde a gente. Se você fez e não deu certo, não deveria ter feito. Se não fez e não deu certo, é porque deveria ter feito. É engraçado como tentamos estabelecer regras que ditam como devemos tentar começar e manter um relacionamento.

A impressão que dá é que temos que seguir uma cartilha de coisas a serem seguidas na hora de se conquistar alguém, quando na verdade não existem regras, não existem fórmulas perfeitas. Quer comprovar? Pergunte para casais como eles se conheceram, peça para contarem suas histórias. A maioria contará situações totalmente improváveis que acabaram dando certo e colocaram um na vida do outro.

Uma pessoa me falou. “Quer ser feliz, não crie expectativas”. E é exatamente por criarmos expectativas que caímos da escada e temos que começar a subir de novo, desta vez mais devagar. Não é porque falamos ou fizemos algo ou deixamos de falar ou fazer que a história vai ou não dar certo. Elas dão errado quase sempre porque criamos expectativas e nos precipitamos. Conhecemos a pessoa e já nos vemos namorando, casando e tendo filhos. E jogamos essa responsabilidade no colo dela como se ela fosse capaz de resolver os nossos problemas, curar nossa solidão e nos prometer amor eterno. Que ilusão!

As coisas não funcionam desse jeito. O amor é imprevisível e acontece quando a gente menos espera, com a pessoa que não sonhamos e de um jeito que não planejamos. Confunde a nossa mente, nos faz acreditar que está tudo errado, fora do esperado, mas nos abre o caminho para o novo e fascinante mundo que está além dos nossos umbigos. E pasme, não é você quem dita as regras nesse mundo. Se tentar ditar, vai se perder pelo caminho e ter que recomeçar.

Não pense que as mesmas regras que você aplica em sua vida profissional e pessoal servem também para o amor. As outras duas só dependem do seu esforço e dedicação. No amor, tem mais alguém envolvido, que pode ou não estar na mesma sintonia que você. Por isso, de nada adianta você impor regras, criar expectativas ou ficar imaginando o que o outro está pensando ou porque teve tal comportamento, não atendeu o telefone, não respondeu a mensagem. Ele pode ser uma pessoa desligada, estar cheio de trabalho, com problemas pessoais, ter viajado, estar assistindo futebol, ter ido à igreja... Ou então a bateria do celular pode ter acabado ou o aparelho pode ter caído na privada... Ele pode estar com outra ou com um amigo. Ou então, sendo mais realista, ele pode simplesmente não estar a fim de você.

Enfim, você vai ter que viver para saber, e deixar as regras e as expectativas darem lugar ao que realmente faz sentido seguir: se tiver que acontecer, vai acontecer, independente de qualquer coisa. Acredite nisso e siga em frente, mas de cabeça erguida. Pare de olhar para o umbigo para passas a enxergar a vida real.

5 comentários:

Michele Michelon disse...

Fabi... a vida é assim. É feita de ilusões e sonhos... E como vc mesmo disse " o que tiver que acontecer vai acontecer". Vamos viver o hoje porque esse sim nos pertence. E vamos que vamos... um dia a felicidade chegará....beijosss e te adoro!!!!

Ariane Bulgarelli disse...

Isso aí.... não há uma regra. Antigamente quando algo que eu queria não dava certo, tinha a péssima mania de achar que o problema era eu, que se tivesse feito isso ou aquilo seria diferente. Hoje, já vejo que não sou o problema, procuro ser sempre natural com todos, quem quiser gostar de mim vai ter que ser assim, do jeito que eu sou. Como diz a frase: "Não posso obrigar ninguém a ficar, posso apenas dar bons motivos para que gostem de mim". É isso ai, o que tiver que ser, vai ser!! bjão Fabi!!!

Natália Torres disse...

Um bom filme que traduz suas palavras Fabi é "Hitch, o conselheiro amoroso". No final do filme ele diz "Só tem uma regra: não há regras". É bem por aí. Parabéns pelo texto. Beijos!!

Roseane Cruz disse...

Como diria Renato Russo " o mal do século é a solidão". Sempre estamos em volta da bendita expectativa, que no geral,não ajuda em nada na vida. Quem sabe um dia eu aprenda a viver um dia de cada vez, sem ficar pensando nas consequências e coisas do gênero...

Fabi G. disse...

Meninas, é engraçado como sabemos direitinho a lição. Temos frases para dizer, filmes para indicar e conselhos para dar e vender. Mas ao mesmo tempo não conseguimos seguir nada disso e continuamos cometendo os mesmos erros. O que consola é saber que, com o tempo, a gente aprende, na marra, mas aprende. Bjos para todas.